ONU lança consulta para ouvir moradores de cidades brasileiras

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 169 metas propostas pela Organização das Nações Unidas para tornar as cidades mais sustentáveis, justas e responsáveis, servem de referência para a adoção de políticas públicas em algumas cidades brasileiras. Um desses ODS é o 11, que diz respeito a saneamento, infraestrutura e espaço urbano acessíveis e garantidos à todas e todos. Em 31 de outubro foi comemorado o Dia Mundial das Cidades, portanto o momento é oportuno para tratar o tema.  

 

A ONU-Habitat Brasil, em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Colab, lançou uma consulta pública para saber a opinião da população sobre as metas do ODS 11 nas cidades brasileiras. Com 29 questões de múltipla escolha sobre transporte, inclusão, serviços básicos e transparência, entre outros temas, a consulta fica no ar até 24 de dezembro e cria a oportunidade para o cidadão fazer um raio X da cidade onde vive.

 

Quando a Prefeitura de Niterói investe em obras de drenagem, contenção de encostas, pavimentação e saneamento ela não está apenas melhorando a qualidade de vida na cidade, mas também contribuindo para o cumprimento das metas do ODS 11. Isso ocorre porque para se alcançar resultados globais, é preciso primeiramente realizar ações locais.

 

Somente na Região Oceânica, serão investidos cerca de R$ 200 milhões em drenagem e pavimentação. As intervenções já começaram no bairro Boa Vista e Jacaré e até o fim do ano avançam para o loteamento Santo Antônio, Várzea das Moças, Rio do Ouro, Maravista e Serra Grande. 

 

Houve ainda o investimento de R$ 120 milhões para saneamento ambiental em Niterói. Foi construido, em parceria com a concessionária Águas de NIterói, a Estação de Tratamento de Esgoto de Maria Paula que é a 8ª da cidade e a 1ª a integrar o sistema de esgotamento sanitário de Pendotiba. As obras da ETE do Sapê também já foram iniciadas. 

 

Com todos os investimentos na área, o município de NIterói será uma dos poucos do Brasil, com mais de 500 mil habitantes, a ter a universalização do esgotamento sanitário.

 

A Prefeitura busca participar ativamente das ações para implementação das políticas urbanas sustentáveis. Mas, saber como você vê e avalia a nossa atuação é fundamental!  Acesse o link e participe da consulta pública https://consultas.colab.re/cidades-sustentaveis.  

 

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma chamada universal para eliminação da pobreza, proteção do planeta e garantia de que todas as pessoas possam ter paz e prosperidade. Os 17 Objetivos são construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e acrescentam novos temas, como mudança climática,

desigualdades, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. 

Dentro dos Objetivos há 169 metas conectadas - a chave para o sucesso de uma geralmente envolve assuntos associados a outras. Outras informações em  https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda203.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br