Escola de Governo e Gestão dá início aos cursos de capacitação do Programa Niterói Cidadã

A Escola de Governo e Gestão realizou ontem, 18/10, a aula inaugural do Curso Básico de Gestão e Governança para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), iniciativa do eixo de Capacitação do Programa Niterói Cidadã.

A abertura contou com a presença do Prefeito, Axel Grael, a Primeira-Dama, Christa Vogel Grael, o Secretário Executivo, Bira Marques, a secretária da SEPLAG, Ellen Benedetti, e outros convidados especiais.

Um dos convidados foi o diretor-executivo da empresa social Viva Rio, Ruben César. O antropólogo desenvolve projetos inovadores em territórios marcados pela pobreza e pela violência desde 1993. Outro convidado foi Manuel Amancio, liderança importantíssima na cidade de Niterói e Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit), que completa 40 anos de existência em 2023.

O curso tem como objetivo principal contribuir para o aprimoramento dos gestores das OSCs em temas referentes à gestão administrativa, gestão de projetos, captação de recursos e comunicação. Os módulos do curso foram desenhados especialmente para os líderes que cuidam dessas Organizações.

Depois da abertura, a aula seguiu com a jornalista, historiadora e pesquisadora, Samyra Crespo, primeira convidada do Módulo I. Samyra tem mais de 30 anos de atuação em temas sociais e ambientais. Esteve à frente do Instituto de Estudos da Religião (ISER), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e também foi titular da Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania Ambiental durante as gestões de Carlos Minc e Izabella Teixeira no Ministério do Meio Ambiente. Um de seus maiores legados no ministério foi o primeiro Plano Nacional de Consumo Sustentável para o Brasil.

A partir de hoje, 19/10, o curso passa a ser realizado virtualmente, com convidados imperdíveis, como Guilherme Vinhas, Napoleão Miranda (Sociólogo e advogado), Lucia Jaber e Pablo Araújo (Instituto Moleque Mateiro), Joana Passos Miraglia, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino (CGM) e Rodrigo Camarão, da FSB Comunicação.

 

 

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br